A exposição Intercâmbio em Gravuras é o resultado de edital Intercâmbio, troca e exposição de gravuras coordenado pelo Prof. Pablo Marquinho e financiado pelo programa Bolsa Cultura 2021- IFTO. Para compor a exposição foram selecionados 13 artistas gravadores residentes de diversas regiões do Brasil. A exposição apresenta uma pluralidades de técnicas de gravuras: xilogravura, linoleogravura, serigrafia, calcogravura e técnicas mistas. Além da diversidade de técnicas a exposição possui como característica a diversidade de temas abordados pelos artistas. Além da exposição o projeto prevê a troca de gravuras entre os artistas participantes e mais a doação de uma cópia de cada participante para o acervo institucional do IFTO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.
O projeto intercâmbio em gravuras proporcionou a circulação das gravuras dos artistas: Cláudio Montanari, Dan Moraes, Daniella Gonçalves Caixeta, Jan M.O., Julian Campos, Leandro Serpa, Margarita Gallo, Maria Adelina Costa, Marina Boaventura, Sebá Neto, Vone Petson e Yolanda Carvalho, Yuri Campagnaro e o resultado do projeto pode ser conferido na exposição de virtual em galeria 3D, permitindo aos visitantes apreciarem todos os trabalhos um passeio autônomo pelo espaço de exposição.
Gravura é imagem reproduzida por meio de uma técnica de impressão, originada de uma matriz artesanal. O uso da mesma matriz permite que sejam produzidas diversas obras idênticas, o que torna a gravura uma arte dita múltipla. Para dar um caráter único e original para cada obra, o artista costuma assinar todas e numerá-las, informando também o total de obras reproduzidas na série. Como exemplo, podemos usar uma obra numerada 1/20. Neste caso, ela é a número um de um total de 20 gravuras.
Existem ainda outras formas de marcação da tiragem como por exemplo:
PA- Prova de Artista. Trata-se da prova definitiva,
conclusiva da imagem gravada.
PI- Prova do impressor. Trata-se de uma prova que orienta a edição e pertence ao impressor.
HC- Prova Hors Commerce. Trata-se de provas que não são comerciáveis.
A matriz pode ser feita de diferentes materiais, e as gravuras são classificadas de acordo com o material do qual foi confeccionada a matriz, por exemplo: xilogravura - do grego xylon = madeira + graphein = escrever.
A exposição poderá ser conferida a partir do dia 04 de junho ás 20h com transmissão de uma live pelo Youtube, na ocasião haverá um bate-papo com os artistas da exposição. A exposição é realizada pelo Centro de Artes do Campus Palmas do IFTO em parceria com a Associação Viva Música, com apoio do Programa Bolsa Cultura, ofertado pela Pró-reitoria de extensão do IFTO.
Serviço:
Exposição de Troca e Intercâmbio de Gravuras
Abertura:
10 de junho às 20h - horário de Brasília
Live:
Conheça a exposição:
Informações:
e-mail: pablopessoa@ifto.edu.br
Fone: +55 (63) 98452 9707
Comments